Áchárya

Definição: Instrutor laico que não tenha o título de swámi, nem saddhu,etc. ; seguidor de algum sistema comportamental.
No site do wikipedia encontramos a seguinte definição etimológica da palavra, que entretanto encontra-se grafada de forma incorreta, pois não apresenta o acento agudo que demonstra a crase de duas letras iguais indicado que a letra é longa. Neste caso nas duas primeiras letras “a”.
Mas vamos a definição encontrada: “Acharya é um termo sânscrito que deriva da raiz car, que significa “fazer com que outros sigam” ou “seguidor”. Usando o prefixo “a”(“completamente ou totalmente”), e o sufixo nominal de agente nyatya (“aquele que”). Formam o significado de “aquele que segue as escrituras (dharma) completamente” e/ou “aquele que orienta os outros a segui-las”. Assim, a palavra implica algo mais do “professor”; significa também aquele que segue o que ensina. Por aí se vê que há dois aspectos básicos do significado de acharya: por um lado, ele é aquele que ensina; por outro, é o exemplo daquilo que ensina.
Como apenas colei a definição encontrada, não corrigi os acentos.
Segundo os ensinamentos do mestre Dr. Muralitha, mestre de sânscrito para hindus, a pronúncia da palavra deve ser desta forma: Aatchaarya. E não custa lembrar que o termo é masculino.

Fonte: Tratado de Yôga-DeRose, Wikipédia;  Mestre DeRose- Sânscrito Treinamento da Pronúncia, Cd gravado originalmente na Índia


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: