Pújá

Dentro de uma prática do Método DeRose, é o segundo anga (parte) da prática, é quando ofertamos nosso carinho, em forma de energia. Este ánga é dívidido em 4 partes,sendo a primeira denominada bhavana pújá, e é dedicada ao local da prática; a segunda ao instrutor,que ministra a prática é denominada guru-pújá; a terceira ao mestre mais antigo vivo de nossa linhagem, que não custa lembrar é a DAKSHINACHARATÁNTRIKA-NÍRISHWARASÁMKHYA, denominada satguru pújá e  por último, ao primeiro homem a práticar essa filosofia de vida, um homem simples,que estima-se ter vivido na Índia há mais de cinco mil anos e cujo a história e a mitologia, lhe atribuiu o nome de Shiva, sendo esta parte denominada Shiva-pújá

Para mim, o pújá é a parte mais importante de toda a prática, é o momento em que vamos retribuir em bháva os ensinamentos que recebemos ao executarmos o primeiro ánga, mudrá.Quanto mais sincero e forte for o pújá, maior será o elo entre praticante e instrutor.

Mas afinal, o que é pújá? Tem algo haver com oração? Eu vejo as pessoas de mão unidas em frente ao peito, como se tivessem orando?

Não de modo algum, o pújá é apenas uma simples técnica que conecta o praticante ao arquétipo da linhagem que escolheu praticar (eu diria que somos escolhidos pela linhagem e não ao contrário,mas poderia soar como algo místico e o SwáSthya, é naturalista.)

Mas vamos pensar em pújá não somente dentro de um ashtánga sádhana, mas como algo que acontece no dia a dia de qualquer cidadão.

Você lembra quando era pequeno e levava uma maçã, ou uma flor para a professora? Então, esse gesto,é uma forma de pújá, denominada em sânscrito de bháya pújá.

Poderia ficar aqui, escrevendo linhas e linhas sobre este tema,mas prefiro indicar-lhes alguns livros sobre o mesmo: Faça Yôga Antes que Você Precise- DeRose, Força da Gratidão- Sergio Santos e se você for práticante do Método DeRose,quando houver um curso de pújá com o Professor Charles Maciel, o Chachá, não deixe de frequentá-lo, o curso é excelente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: