Esporte

Desporto (português europeu) ou esporte (português brasileiro) é uma atividade física ou mental sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regrasinstituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos.

Algumas modalidades esportivas se praticam mediante veículos ou outras máquinas que não requerem realizar esforço, em cujo caso é mais importante a destreza e a concentração do que o exercício físico. Idealmente o esporte diverte e entretém, e constitui uma forma metódica e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano. As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, com ou sem adversário.

Também podemos definir esporte como um fenômeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de atividade predominantemente física competitiva com finalidade recreativa ou profissional, ou predominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento e/ou aprimoramento físico, intelectual e psíquico de seus praticantes e espectadores. Além de ser uma forma de criar uma identidade esportiva para um inclusão social.

A atividade esportiva pode ser aplicada ainda na promoção da saúde em âmbito educacional, pela aplicação de conhecimento especializado em complementação a interesses voluntários de uma comunidade não especializada.

Desde o início, o objetivo principal do esporte foi a conservação ou o incremento de atributos físicos como a agilidade ou a força. O esporte ajuda também a fomentar certas qualidades espirituais como a coragem, a disciplina e a constância. Não obstante, fica patente também que a finalidade concreta de toda atividade desportiva organizada está em conseguir recordes — os melhores resultados possíveis na prática de algum esporte — ou em derrotar um oponente; daí a organização dos campeonatos ou desafios desportivos, que se realizam a intervalos determinados.

Além disso, surgiram novos esportes, uns motivados pelo desejo de contato com a natureza — esqui, montanhismo –, outros pela invenção de veículos como a bicicleta e o automóvel. O progresso das comunicações, fosse por ferrovias, rodovias ou vias aéreas, favoreceu também as associações desportivas no plano nacional e internacional.

Existe varios tipos de esportes, alguns deles são:

* Arco e Flecha
* Artes Marciais
* Atletismo
* Automobilismo
* Badminton
* Basquete
* Beisebol
* Bilhar
* Biribol
* Boa Forma
* Bocha
* Bodyboard
* Boliche
* Boxe
* Bumerangue
* Caça
* Ciclismo
* Corfebol
* Corrida
* Corrida de Aventura
* Deficientes
* Diversos
* Eqüestres
* Esgrima
* Esportes de Aventura
* Esportes de Inverno
* Esqui Aquático
* Frescobol
* Frisbee
* Futebol
* Futebol Americano
* Futevôlei
* Ginástica
* Golf
* Handebol
* Hóquei
* Levantamento de Peso
* Luta Livre
* Mergulho
* Montanhismo
* Motociclismo
* Natação e Saltos Ornamentais
* Navegação
* Padel
* Paintball
* Patinação
* Pesca
* Peteca
* Pólo Aquático
* Punhobol
* Remo
* Rodeio
* Rugby
* Skate
* Squash
* Surf
* Tamboréu
* Tchoukball
* Tênis
* Tênis de Mesa
* Tiro
* Tourada
* Triathlon
* Vôlei
* Wakeboard

Fonte: wikipédia;http://www.cdcc.sc.usp.br/julianoneto/profissoes/esporte.html;  http://nandoeesportes.blogspot.com/2008/08/tipos-de-esportes.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: