Mantra

Não é novidade para as pessoas que me conhecem, que mantra é uma das minhas maiores paixões. Vocalizar mantra é um prazer infinito… Mas o que é mantra?
 
De acordo com o livro Tratado de Yôga do DeRose, mantra é a vocalização de sons e de ultra-sons.
Mantra pode ser qualquer som, sílabam palavram frase ou texto, que detenha um poder específico. Porém, é fundamental que pertença a uma língua morta, na qual os significados e as pronúncias não sofram a erosão dos regionalismos, modismos e outras alterações constantes por causa da evolução da língua viva.
 
Em se tratando de Yôga, somente o idioma sânscrito é aceito. Dele foram extraídos os mantras do acervo do SwáSthya Yôga, o Yôga Antigo. E não se deve misturá-los com mantras de outras línguas ou de outras tradições, para evitar o tristemente célebre choque de egrégoras ( sobre choque de egrégoras falarei numa outra postagem)
 
Para que praticar mantra?
 
Exitem motivos para praticar mantra, mas para mim  o mais importante, é porque gosto….Mas já que fazem questão, vamos aos motivos encontrados novamente no livro Tratado de Yôga do DeRose, do qual estou  extraindo dados para este blog ( em verdade, estou copiando os paragrafos que acho mais interessantes, pois o capítulo é grande, assim penso que vale à pena ler este capítulo também no próprio livro)
 
Então vamos ao motivos: existem mantras para facilitar a concentração e a meditação, mantras para serenar e outros para energizar, para adormecer e para despertar, para aumento do fôlego ( interessante este último para os atletas)  e para educar a dicção, para desenvolver chakras e despertar a Kundaliní, para melhorar a saúde, e até para matar em casos extremos de autopreservação do Yôgi, quando atacado.
Na prática básica do ády ashtánga sádhana, o mantra é utilizado para aplicar a vibração de ultra-sons no desesclerosamento de nádis, que são os meridianos  por onde o prána circula em nosso corpo físico energético.
 
Tipos de mantra
 
Kirtan
 
Kirtan é o mantra que possui várias notas músicais, várias palavras e possui tradução. Kirtan é um mantra extroversor, de atuação mais psicológico que fisiológico, e é menos poderosos que o japa.
 
japa- significa repetição
 
O japa ideal tem uma só nota musical, uma só palavra, uma só sílaba e , de preferência, não tem tradução alguma. Contudo, pode-se executar um kirtan como japa.( mais informações leia o ítem no livro Tratado de Yôga, do DeRose)
 
Bíja- signífica semente
 
É um tipo de japa comfunção específica para desenvolvimento dos chakras. Cada chakra tem seu som-semente, seu bíja-mantra.
 
vaikhari mantra
 
Vaikhari significa vocalizado, verbalizado ou pronunciado.
 
Manásika mantra
 
Manásika significa mental
 
Saguna mantra
 
Saguna significa com atributo. Designa os mantras que tem tradução e aludem a algo que possa ser visualizado.
 
Nírguna mantra
 
Nírguna significa sem atributo.
 
Likhita mantra
 
 
Likhita significa escrito. É o mantra grafado. Geralmente tal designação só se enquadra quando o yôgin executa repetidas vezes os mesmo matra por escrito, tal como se o estivesse entoando verbalmente.
 
Kriyá e bháva do mantra
 
Kriýá significa atividade e designa a parte mecânica da emissão do som. Bháva significa sentimento, contuda, amor, inclinação da mente e designa o comportamento emociosal que confere força ao som.
 
Japa com bíja mantra
 
Uma forma interessante de praticar japa é com os bíja mantra dos chakras.
 
Rudráksha
 
Rudráksha significa lágrimas de Shiva. É o nome de uma semente considerada sagrada pelos hindus, utilizada para confeccionar japamálás.
 
Málá
 
japamálá significa cordão (málá) de japa (repetição). O japamálá é um cordão com 108 contasde rudráksha ou de uma outra semente indiana que tem propriedades semelhantes.
 
Encerro aqui essa pequena explanação sobre mantra e recomendo que leiam este capítulo no livro Tratado de Yôga do De Rose
 
Por fim, eu gostaria de postar um vídeo de mantra, contudo o site do youtube está em manutenção. Assim, terei de postá-lo um outro dia…
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: