Pújá

 

Pújá

De acordo com o livro Tratado de Yôga de autoria do Mestre DeRose, pújá é a retribuição de energia.

Pújá pode ter vários significados: oferenda, honra ou retribuição de energia ou de força interior, são as formas pela quais nos referimos ao pújá na estirpe Dakshinacharatantrika-Niríshwarasámkhya Yôga.

O pújá possui primeiramente duas divisões: báhya pújá ( externo, expresso com oferendas materiais) e manasika pújá ( interno, manifestado por meio de mentalização e atitude interior). Entretando dentro dessas divisões existem várias subdivisões. ( para saber mais à respeito, leia o livro Tratado de Yôga de autoria do Mestre DeRose)

Na prática regular de Yôga aplica-se mais o manasika pújá, reservando o báhya pújá para circunstâncias cerimoniais, sociais e festivas.

Na prática ortodoxa de SwáSthya Yôga convencionaram-se quatro segmentos de púja:

Bhavana pújá_ ao local que acolhe os praticantes e que fica impregnado de forças positivas;

Guru pújá_ ao instrutor que ministra a prática em curso, representante de Shivai;

Satguru pújá_ ao Mestre vivo mais antigo da nossa linhagem, que transmite a ele a força de Shiva

Shiva pújá- ao criador do Yôga

Para quê pújá?

A função do pújá é estabelecer uma corrente de sintonia entre o discípulo e o Mestre e, logo em seguida, realizar energeticamente o fenômeno dos vasos comunicantes: aquele que tem mais deixa fluir para aquele que tem menos. Quem tem mais força e conhecimento é o Mestre. Contudo pela Lei Natural de Ação e Reação, se o discípulo tomar uma atitude vampiresca e parasitária de querer receber, gera um campo de força, de reação, que bloqueia tudo. Por outro lado, se o discípulo educado trata somente de enviar oferenda de boas vibrações e mentalizações ao seu Mestre, gera um campo de força favorável à identificação entre ambos, conseqüentemente, ocorre um jorro de retorno àquele que fez a emissão original.

No livro Tratado de Yôga do DeRose, você poderá ler mais à respeito desse anga, tão importante e nobre. Você irá saber para quem se faz pújá, o que ocorre com a falta de pújá. A importância do Bháva no pújá ( mais tarde iremos falar sobre Bháva). O que é o Chakra Pújá, quem pode fazer essa cerimônia,

Boa leitura e SwáSthya!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: