Um pouco sobre mudrá

 

Mudrā (Sanscrito, मुद्रा, literalmente "selo"; 印相 inzō em Japonês) é um termo que tem diversas conotações de acordo com o seu uso, significando gesto no Yôga, budismo e na dança indiana, a participação feminina em cerimonias tântricos, um dos cinco ingredientes do ritual "panca-tattva" ou o brinco usado pela ordem kanphata.

Os mudrás como gestos a cada dia são mais numerosos e se incorporam ao folclore e ao inconsciente coletivo de diversas civilizações.

Finalmente os mudrás são também usados em algumas tecnicas marciais.

Em Yôga, principalmente se formos nos referir ao Yôga Antigo, ao Yôga Pré-Clássico, o Dakshinacharatántrika- Niríshwarasámkhya Yôga, mudrás são considerados gestos reflexológicos, simbólicos e magnéticos feito com as mãos. Alguns tipos de Yôga, como o Hatha admite mudrás feitos com o corpo. Para o SwáSthya, mudrás são feitos apenas com as mãos, com o corpo fazemos ásanas…

De acordo com DeRose, Mestre em Yôga, em seu livro Tratado de Yôga, mudrá é definido como linguagem gestual. Deve ser pronunciado sempre com a tônico. Significa literalmente gesto, selo ou senha.

Os mudrás mais conhecidos são Shiva mudrá, Jñana mudrá, Átman mudrá, prônam mudrá, Trimurti mudrá,

Além destes também , há outros mudrás menos utilizados, mais muito importante como o yônilinga mudrá, mushti mudrá, padma mudrá, vaikhara mudrá e Káti mudrá.

Mais tarde irei falar a respeito de cada um separadamente.

Nos livros Faça Yôga Antes Que Você Precise e Tratado de Yôga do DeRose, você pode encontrar as fotos de 108 mudrás.

Para finalizar, um alerta também do DeRose, um dois mais respeitados Mestres do Yôga brasileiro na Índia e na Europa. Você jamais deve misturar mudrás hindus com outros de tradição discripantes,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: